De volta à infância!


Socióloga por formação e escritora por vocação, Ruth Rocha começou no mundo das letras em 1967, quando foi convidada a escrever artigos sobre educação na revista Cláudia. Orientadora educacional do colégio Rio Branco, em São Paulo, ela entendia bem do assunto “educação” e tinha propriedade para falar dele.
A experiência foi o pontapé inicial para que a jovem orientadora educacional Ruth percebesse que levava jeito para a coisa e não deu outra, tomou gosto pela escrita! Os 15 anos trabalhando na coordenação de uma escola somados ao trabalho de articulista na tal revista fizeram-na transformar-se numa das maiores, senão a maior, escritora infantojuvenil do Brasil. Quem nunca leu ou ouviu falar de Marcelo, Marmelo, Martelo? ! E de Bom dia, Todas as Cores? Esses títulos fizeram parte da coleção de livros de crianças de várias gerações.
Em 1967, quando participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, teve a oportunidade de publicar suas primeiras histórias de ficção, dentre as quais estão: Romeu e Julieta, Meu Amigo Ventinho, Catapimba e Sua Turma, Teresinha e Gabriela e O Dono da Bola. O primeiro livro, Palavra ,Muitas Palavras veio em 1976.
A convivência de quinze anos com crianças e os seus questionamentos fizeram-na uma boa entendedora do universo infantil e, também, juvenil. Não por acaso sua literatura fez imenso sucesso entre os pequenos, não só do Brasil, mas de várias partes do mundo. Muitos de seus livros foram traduzidos em várias línguas.
Monteiro Lobato, outro grande mestre da literatura infantojuvenil brasileira, foi seu “muso” inspirador. As preocupações políticas e sociais do escritor de Taubaté também viraram preocupações de Ruth Rocha. Ela diz: “sou socióloga e tenho uma preocupação muito grande com preconceito, justiça e com a verdade.”
Tanta engenhosidade levou Ruth Rocha a ganhar vários prêmios importantes, dentre os quais estão “cinco Jabutis” - a premiação mais importante da literatura brasileira - , um da Câmara Brasileira do Livro, outro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além de uma condecoração, em 1998 , pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.
Desperte a criança que está em você delicie-se no universo encantador de Ruth Rocha!!!

Comentários

Tânia Ribeiro disse…
Uma iniciativa excelente e um texto bem escolhido sobre RUTH ROCHA.