Muitas histórias para contar




“A Barbie ensina as crianças a serem putas”; “Acho que o grande problema das mulheres brasileiras é que elas são extremamente machistas”; “ Acho que o funk produziu um machismo de saias”. Você pode não concordar com estas frases, mas quem as pronunciou é autoridade máxima no assunto “comportamento feminino”: Mary Lucy Murray del Priore.

Ex- Professora de universidades de porte, como USP e PUC-RIO, vencedora de mais ou menos 10 prêmios – dentre eles um Jabuti - , pós-doutora pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales e mãe de três filhos, a carioca Mary del Priore é uma famosa historiadora brasileira. Ela entende bem do assunto “mulher”, pois a pesquisadora vem observando e escrevendo sobre nós há muito tempo. Autora dos best-sellers História das Mulheres no Brasil (1997); História do Amor no Brasil (2005) e Histórias Íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil (2010), ela é da opinião que a mulher brasileira atual – na faixa etária de 20 e 30 anos - vive um grande “boicote”, pois é obrigada a dar conta de muitos afazeres ao mesmo tempo, sendo obrigada a sacrificar alguma coisa em sua vida como a vida amorosa ou a saúde, por exemplo. Ela diz: “Ter que dar conta da vida profissional e da vida privada é dramático”. E completa: “A executiva não deu certo. Ela hipoteca sua vida familiar ou sacrifica seu prazer. Depressão e isolamento se combinam num coquetel regado a botox".

Para entender bem o comportamento feminino brasileiro, em tempos atuais, não há referência melhor em nosso país. A escritora-pesquisadora-historiadora tem, publicados, além das obras já citadas, os seguintes títulos: História da Criança no Brasil (1991); Festas e utopias no Brasil colonial (1994); O príncipe maldito( 2007); Condessa de Barral, a paixão do Imperador( 2008); Matar para não morrer. A morte de Euclides da Cunha e a noite sem fim de Dilermando de Assis( 2009)e A Carne e o Sangue. A Imperatriz D. Leopoldina, D. Pedro I e Domitila, a Marquesa de Santos( 2012).

Prêmios? Claro! E muitos: Prêmio do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo da França e da Organização dos Estados Americanos (1992); Prêmio Jabuti (1998) em duas categorias; Prêmio da União Brasileira de Escritores (1998); Prêmio Manoel Bonfim (1998); Prêmio Casa Grande e Senzala (1998); Prêmio Personalidade Cultural do Ano (1998); Prêmio Casa Grande e Senzala (2000); Prêmio Themis CCJF (2004); Prêmio APCA 2008 pela obra O Príncipe Maldito e mais o Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 2009 pela obra Condessa de Barral.

Instrua-se, estude-se e compreenda-se lendo Mary del Priore.


Comentários

Anna D'Castro... disse…
Olá Raela
Vim retribuir a sua visita ao meu blog Flores Selvagens e adorei ler o seu, mas fiquei com pena de vc não publicar com mais assiduidade, pois é gostoso ler os seus 'artigos'.
Talvez padeça do mesmo 'mal' que eu: Tempo Escasso!
Mas virei aqui sempre que possa ver se tem mais novidades.
Agora no mês de Dezembro, vou me esforçar por publicar um pouco mais.
Um beijão para vc e todas 'as Mulheres que escrevem'.

Anna D'Castro
Gigi disse…
Olá, Anna. Obrigada pela visita e por gostar dos meus "artigos", rs.
É exatamente o que acontece: tempo escasso! Mas prometo mais assiduidade neste blog, porque este é um projeto que eu quero levar adiante...
Abraços!
Sou autora do livro NA FORÇA DE UM PUNHO, lançado nestes últimos dias,e folheando as páginas na internete, deparei com mulheres que escrevem e simplismente adorei, todo o conteúdo.
Por favor entre no meu site naforcdeumpunho/livros e adquira o meu livro. Aproveite também para ler algo que escrevo. Beijos, Eugenia Silva