Orgulho feminino nacional


A paixão pela escrita é a grande motivação para a atividade literária desempenhada pela escritora Nélida Piñon.
Brasileira com descendência galega, Nélida se destaca como um dos maiores nomes femininos da produção literária brasileira da contemporaneidade, e ouso dizer, como um dos maiores nomes da literatura mundial.
Pioneira, foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras no biênio 1996-1997, instituição da qual já integrava como imortal desde 1989.
Escritora premiadíssima, coleciona vários dos mais importantes prêmios do mundo literário internacional. Dentre eles, os de maior destaque foram: o Prêmio Príncipe de Astúria das Letras 2005 e o Prêmio Internacional de Literatura Juan Rulfo, em 1995, concedido pela primeira vez a uma mulher e a um autor de língua portuguesa. Recebeu também o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Santiago da Compostela concedido pela primeira vez a uma mulher em 503 anos!
A lista de prêmios importantérrimos que essa carioca de Vila Isabel já recebeu é enorme e seria necessário muito mais que um simples espaço neste blog para descrever,comentar e analisar a importância de cada um deles. A última premiação recebida foi o Casa de las Americas pelo livro Aprendiz de Homero, concedido pelo governo cubano.
A bibliografia da escritora é extensa: Guia-mapa de Gabriel Arcanjo (1961) ; Madeira feita de cruz (1963);Fundador (1969);A casa da paixão (1977);Tebas do meu coração (1974);A força do destino (1977);A república dos sonhos (1984);A doce canção de Caetana (1987);Cortejo do Divino e outros contos escolhidos (2001) e Vozes do deserto (2004) são seus títulos que figuram na categoria romance. Além desses,há outros títulos que se inserem em outras categorias, como por exemplo,memórias: Coração Andarilho (2009); contos: Tempo das frutas (1966),Sala de armas (1973),O calor das coisas (1980), O pão de cada dia(1994); ensaios: O presumível coração da América (2002);Aprendiz de Homero (2008);crônicas: Até amanhã, outra vez (1999) e infanto-juvenil: A roda do vento (1996).
Num país de poucos leitores e muitos analfabetos é incomensurável o valor que a autora possui.Deveríamos nos orgulhar de poder ter entre nós artista tão notável e tão importante.
Busque ler alguma obra de Nélida Piñon e faça sua parte pela valorização do que há de melhor na arte e cultura desse Brasil. Enriqueça-se você também.

Comentários

Adilene Adratt disse…
Interessante, não conheço a obra da Nélida, apesar da sua notoriedade inquestionável. Vou ver se encontro algumas coisas dela para ler.
Valeu a dica! Bjs.
Ellen Oliveira disse…
Essas mulheres são grandes orgulhos para nós , cada uma com sua sabedoria e seu modo de escreve estão de parabeéns ;)

Querida passe lá no nosso blog'

"Tudo que uma garota precisa saber"

Tem tudo que noós meninas/mulheres'

Precisamos sabeer'

Esperamos seu comentaário ..

Bjão'
Unknown disse…
Olá querida amiga Raela Migliesi!
Conforme seu convite aqui estou com imenso orgulho e prazer, pela segunda vez dizer presente!
Li o seu texto com muita atenção onde no qual você descreve com uma certa paixão todo o trilho literário de uma tão ilustre escritora como é sem duvida Nélida Piñon basta olharmos para os inúmeros e tão prestigiantes prémios a ela atributos até a data para além da sua extensa obra publicada.
Apercebi-me também ao ler este seu texto um certo descontentamento por o nome da Nélida Piñon ser quiçá pouco conhecido e por essa razão pouco procurado pelos leitores brasileiros mas isso minha querida amiga também se passa aqui em Portugal e também em Espanha isto porque muitas vezes os maiores culpados são sem duvida os órgãos de comunicação social que não promovem nem tão pouco incentivam convenientemente à leitura de obras de conceituados escritores como é o caso de N.Piñon. Sendo mais fácil e vantajoso para a comunicação social entre outros promoverem escritores mais mediáticos que, e sem querer por em causa o real ou não valor dos mesmos, no entanto alguns deles se não tivessem o apoio dos mass media, seriam hoje incógnitos escritores como tantos milhares que existem à espera de serem conhecidos e quiçá merecidamente reconhecidos pelo seu valor literário.

Mil poéticos beijinhos para si minha querida amiga e para todos os corações femininos que ao mundo tem vindo demonstrando ao mundo as mesmas e reais capacidades que o sexo oposto até à bem pouco tempo reclamavam só para ele essa grande virtude.

(Mt Obrigado pelo seu convite e tão carinhoso cometário deixado no meu humilde "Cantinho" Volte sempre pois prometo que vc será sempre mt bem recebida.)
oie ta lembrada ???vim cobrar


Raela Migliesi disse...

Opa, deixe-me ver, tanta coisa...
Conseguir terminar a minha dissertação de mestrado;
Conseguir um emprego melhor;
Chegar a minha forma física ideal;
Encontrar a minha cara-metade;
Tirar umas boas férias.

me diz ai o q vc realizou?
Anônimo disse…
Olá!

Fiquei curiosa sobre essa autora, pelos prêmios que ela ganhou e pela quantidade de livros publicados acredito que ela é uma escritora que está fazendo história. Vou atrás.

Obrigada pela visita, volte sempre ;)

Beijos!
nunca li umlivro dela, mas vou ler agora q a descobri ^^
Thaisa Lima disse…
eiii agora to no twitter.com/tataspinelli

beijo